Criando propaganda na escola

A turma do 3º ano da Escola Interativa está estudando sobre a propaganda na disciplina de português e, como sou pai da Margot que estuda nessa classe, fui convidado pela profe Rafa Molon, a falar com eles sobre o assunto. Ao receber o convite pensei: – “Mas falar sobre propaganda com crianças de 8 e 9 anos é um pouco chato”. Então, propus à profe para que fizéssemos em formato de workshop, onde eu montaria com eles uma propaganda durante a aula. 

“Criança não tem filtro”

Foi muito divertido, pois criança não tem filtro. O Brainstorm para a decisão de que produto venderíamos em nosso anúncio, começou em vendermos brinquedos, roupas, massas e um dinossauro robótico com articulações. Claro, que o dinossauro não poderia ficar de fora. Então, propus que o produto fosse a massa e que o dinossauro de brinquedo fosse o brinde. Adoraram. A próxima etapa seria a criação da marca de nossa empresa de macarrão. Em instantes, ouço um menino dizendo: “- MacaRex”!! Na hora já me veio aquela sensação de “wow”! Genial! Parece que temos uma marca. 

Seguimos e expliquei a eles sobre o que era um slogan e uma chamada publicitária para o anúncio. Logo recebi diversas ideias que conseguimos juntar em MacaRex – O melhor das Eras!  

Elias Carpeggiani – Diretor de Criação – Agência Positiva

Imagens para o anúncio escolhidas. Nessa etapa, expliquei para eles sobre os softwares utilizados normalmente nas agências de propaganda, falei também sobre o uso de imagens e seus direitos, além de uma pincelada sobre produção fotográfica. 

A partir daí, vieram sugestões de cores, formas, formatos de venda, valor do produto. Ao passo que comentava eu ia sugerindo e explicando cada etapa e sempre questionando eles sobre o nosso público alvo, qual o meio de comunicação que eles achavam que nosso anúncio iria surtir maior efeito, etc. 

Anúncio finalizado e muita felicidade. Estava contente com o resultado. Ao final, uma pergunta muito interessante de uma das alunas: – “Todo esse trabalho para publicar nas redes sociais e muitas vezes ninguém visualiza ou curte?”  Daí expliquei da importância de um planejamento da empresa em não simplesmente focar em apenas um meio e da necessidade, muitas vezes, de investimentos financeiros para a publicidade ser vista. 

Resultado: o anúncio

Anúncio foi desenvolvido para veiculação nos stories das midias sociais.

 

Quero agradecer à profe Rafa pelo convite e a Escola Interativa e dizer que aprendi muito com as crianças nessa aula.